Desafio internacional Design for Emergency Semeando Ideias


Os resultados iniciais da pesquisa que disseminamos no Brasil estão disponíveis nesta página. Com base nas necessidades, problemas e emoções que emergiram, o grupo de pesquisa Design em Ação da FAU USP, em parceria com o Museu da Casa Brasileira, organizam o Desafio Internacional Semeando Ideias Design for Emergency –, que tem como objetivo engajar designers para proporem soluções compartilhadas em plataforma aberta que podem ser implementadas por empreendedores em qualquer país.

A participação é aberta a todos os designers que desejam contribuir de forma colaborativa para endereçar problemas, necessidades e emoções das pessoas vivendo em isolamento e seguindo medidas de distanciamento social. À medida que a situação da pandemia se transforma, também são bem vindos produtos ou serviços voltados aos problemas que emergem no "novo normal".

Mesmo se tratando de um desafio global, a versão brasileira do Semeando Ideias incentiva trabalhos que considerem as especificidades de países em desenvolvimento, cujas situações de vulnerabilidades mais diversas possam ser minimizadas através de soluções de design de impacto social.

Semeando Ideias busca contribuições que considerem um alcance social abrangente, que atenda não apenas as pessoas que já consomem design em seu cotidiano. Acreditamos que há similaridade nos contextos vivenciados em outros países em desenvolvimento, tanto na América Latina quanto ao redor do mundo. O compartilhamento de propostas de cunho social seguramente poderá ser replicado em diversas realidades.

Semeando Ideias acredita em um design democrático, acessível, sustentável, voltado para a cidadania e melhora na qualidade de vida da população.

As ideias enviadas serão analisadas pelos organizadores do desafio brasileiro e, desde que estejam seguindo a template e as diretrizes, serão publicadas nesta plataforma por meio de uma licença aberta Creative Commons. Elas estarão acessíveis a quem quiser desenvolvê-las, implementá-las e divulgá-las. (Mais informações na seção "Design aberto e licença CC" nesta página).

Queremos experimentar uma maneira diferente de criar e colaborar, a fim de acelerar o desenvolvimento de soluções que possam melhorar as condições das pessoas afetadas por essa emergência. Contamos com sua ajuda e sua contribuição!

Como Participar

A submissão das ideias encerrou-se em 23 de
julho de 2020. Em breve serão divulgados os selecionados.

Diretrizes

As soluções propostas podem se concentrar em uma ou mais das seguintes áreas que emergiram da pesquisa:

  • Problemas e necessidades. Como resolver um problema destacado pela pesquisa feita no Brasil?

  • Desejos. Como podemos ajudar as pessoas a superar a falta de hábitos, atividades e relacionamentos que faziam parte de suas vidas até alguns meses atrás?

  • Bem-estar emocional. Como podemos ajudar as pessoas a se sentirem melhor? Como podemos ajudá-las a ter esperança? Como reduzir o medo e o sofrimento?

 

Ideias

As ideias propostas nesta fase serão conceitos iniciais de soluções (por exemplo, produtos e serviços, aplicativos, websites, iniciativas, jogos, etc.), com foco em um ou mais dos seguintes objetivos:

  • Conexão

  • Apoio

  • Entretenimento

  • Informação

  • Organização

  • Prevenção

  • Retomada

Esses temas são apenas indicativos. Outras áreas temáticas podem emergir da exploração dos dados coletados através do questionário.

Template (modelo)

Para facilitar a publicação das ideias na plataforma, solicitamos que você descreva sua solução em uma ou duas páginas, usando esta template.pdf.

Além disso, solicitamos que você crie uma imagem de visualização que será exibidana galeria, usando esta mini template.pdf.

Os dois arquivos devem ser enviados em formato PDF editável. Ambos os arquivos devem ser nomeados com o título da sua ideia.

Para qualquer dúvida sobre os modelos, não hesite em nos contactar. <deadesignusp.covid19@gmail.com>

Conteúdo

A primeira página da template tem uma estrutura pré definida, enquanto a segunda pode ser ajustada e alterada para adicionar imagens, textos ou material adicional que ajuda a apresentar sua ideia (ela também pode permanecer vazia). Na segunda página, você também pode adicionar um link para acessar materiais on-line, como vídeos ou arquivos interativos, que ajudem a explicar sua ideia. Preencha a template em todas as suas partes, incluindo a parte relacionada à licença CC (abaixo), onde você deverá digitar seu nome e o título da sua ideia.

Fonte

Para garantir a consistência gráfica de todas as ideias enviadas, solicitamos que você use a fonte Poppins font, disponível no Google Fonts.

Idioma

Por favor descreva sua ideia em Português e em Inglês, com atenção à qualidade da tradução para o inglês.

Submissão

Por favor salve seus dois arquivos (ideia e visualização) como PDFs editáveis e atribua a eles um nome correspondente ao título da sua ideia.

As ideias devem ser enviadas por upload para esta pasta do Dropbox até o dia 23 de julho. Além de fazer upload de suas ideias, preencha o formulário abaixo para cada ideia que você enviar.



Open design e Licença CC

Todas as ideias selecionadas serão publicadas on-line através da licença Creative Commons Attribution 4.0 International license. Escolhemos esta licença porque, nessa situação específica, gostaríamos de incentivar a rápida implementação de novas soluções e serviços por qualquer pessoa ou entidade que possua os meios para fazê-lo (desenvolvedores independentes, instituições públicas, empresas, etc.). Nosso objetivo é participar da plataforma aberta Design for Emergency na qual qualquer pessoa possa contribuir e criar a partir das ideias compartilhadas. Acreditamos que a comunidade de designers e desenvolvedores possa realmente dar uma contribuição única para ajudar as pessoas a enfrentar essa situação sem precedentes.

 

O que acontece depois que as ideias são publicadas?

Qualquer pessoa interessada em implementar uma ideia publicada na plataforma, ou mesmo sua própria ideia, pode nos comunicar através do formulário na seção "entre em contato" . Indicaremos no site que a ideia foi "reservada" para desenvolvimento. Obviamente, uma ideia pode ser desenvolvida por mais de uma pessoa simultaneamente, seguindo uma abordagem completamente aberta.

 

Como usar os resultados da pesquisa

Convidamos os designers que participam desta iniciativa a explorar os dados coletados através da pesquisa que realizamos entre 15 de abril e 29 de maio. As informações que coletamos podem ser usadas como uma base de conhecimento para a identificação de novas soluções específicas para esta emergência. Agrupamos as respostas da pesquisa nas seguintes áreas temáticas:

 

DESEJOS

O que as pessoas desejam neste momento e de quais aspectos de suas vidas estão sentindo mais falta?

  • O que as pessoas sentem mais falta de suas vidas de antes do coronavírus? O que eles gostariam de fazer agora?

TEMPO LIVRE

O que as pessoas fazem em seu tempo livre?

MOTIVAÇÕES

O que motiva as pessoas a seguir as regras e cumprir as medidas de confinamento?

 

Análise e visualização dos resultados

A análise e visualização dos resultados dependem do tipo de respostas. Para questões de múltipla escolha, os resultados foram representados quantitativamente por diagramas e gráficos.

Para perguntas abertas, analisamos as respostas usando as ferramentas de NLP (Natural Language Processing), a fim de extrapolar os conceitos-chave mais relevantes. Para cada pergunta aberta, foram selecionados os cem conceitos-chave mais relevantes utilizando a ferramenta Keyphrase Digger (KD). À ferramenta foi incorporada alíngua portuguesa* (BR) e a construção do código para esse processamento. Os conceitos-chave selecionados foram agrupados em tópicos e são visualizados de acordo com a sua recorrência. A área dos círculos representa a recorrência dos tópicos e dos conceitos selecionados. A visualização dos dados destas respostas é interativa.

Todos os resultados estão acessíveis aqui.

 
Prancheta 1 cópia 2@3x.png